---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Alunos de Turvo conhecem história e cultura local durante Primavera de Museus

Publicado em 27/09/2018 às 14:09 - Atualizado em 27/09/2018 às 14:09

A 12ª Primavera dos Museus se encerrou neste domingo, 23, em todo o Brasil. Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a mobilização em Turvo ocorreu no Museu Histórico Lourenço Manenti.

No decorrer da semana, estudantes visitaram o local e prestigiaram o trabalho de artistas locais, além de descobrir mais sobre a história de Turvo e região. “Eu acho importante que os alunos possam saber mais sobre a cultura e história do município. Nem todos conheciam o museu e é bem relevante que tenham acesso”, frisou a auxiliar de ensino na Escola Municipal São Luiz, Elisangela Ferreira.

De acordo com a diretora da instituição de ensino, Katia Carminatti, as crianças sempre se encantam e descobrem algo novo nas idas ao Museu. “Dá para levar o que é visto na visita para a sala de aula. Os alunos sempre prestam atenção em algo diferente, independente da quantidade de visitas que façam ao museu”, salientou.

Obras de arte e artesanato chamam a atenção da criançada

Além do acervo tradicional, o Museu de Turvo também abriu as portas aos artistas da região. Trabalhando há três anos com produção de mosaicos e cerâmicas, Maria Beatriz Rovaris Lodetti foi uma das convidadas a expor as suas peças durante o evento.

"No mosaico, eu sempre tive interesse por ser uma arte milenar e com expoentes brasileiros. A cerâmica é um trabalho mais técnico e que lida com a argila. Eu faço por lazer, mas já fiz por encomenda. Eu vejo como uma verdadeira terapia”, declarou.

As peças da turvense acabaram despertando o interesse do aluno Gustavo Scapari Melo. “Já tinha visitado antes o museu, mas, não tinha essas peças e esculturas nas outras vezes. Eu gosto de brincar e fazer molduras no barro quando a minha mãe deixa e essas peças de cerâmica me chamaram a atenção. Eu não sabia que dava para fazer tantas coisas. Foi o que eu mais gostei no museu desta vez”, contou o estudante de 11 anos.

Por fim, Maria Beatriz exaltou a oportunidade de mostrar o trabalho ao público. “Eu fui convidada para participar da Primavera dos Museus e fiquei honrada. Turvo merece, esta é uma oportunidade para que possamos expor o trabalho e mostrar que a cidade possui muitas pessoas habilidosas que podem divulgar ainda mais essas artes”, concluiu.