---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Crianças começam a descobrir o badminton em escolinha gratuita de Turvo

Publicado em 31/08/2018 às 13:50 - Atualizado em 31/08/2018 às 13:50

Você já ouviu falar do badminton? Nem todo mundo conhece essa modalidade, que já faz parte das Olimpíadas e foi integrada recentemente as competições escolares em Santa Catarina. Mas, a garotada de Turvo está começando a descobrir as regras e a forma de disputa.

Nas terças e quintas-feiras, meninos e meninas podem participar gratuitamente da escolinha de badminton entre às 15 e 16h30. “As crianças não conheciam o badminton e agora estão vindo animadas aos treinos. Até para mim é novo, eu fiz um curso de aperfeiçoamento para iniciar esse trabalho. O esporte ainda é desconhecido, mas já está nas Olimpíadas e foi no implementado no JERVA (Jogos Escolares da Região do Vale do Araranguá) no ano passado”, revelou a professora Maria Eliane da Silva.

Um dos participantes da escolinha é Felipe Machado Teixeira. Aos 12 anos, ele já se dedicava à duas modalidades quando ingressou no badminton por curiosidade. "Eu não conhecia o esporte e fiquei curioso. Estou participando há três meses da escolinha e acho o badminton bem diferente dos outros esportes. Desde que eu comecei a praticar, acho que consegui entender as regras e melhorar no jogo”, contou o menino.

Incentivo a atividade esportiva

Além de apresentar uma modalidade pouco difundida à garotada, o objetivo da escolinha é incentivar a pratica esportiva e o convívio social. “O badminton ainda é algo novo, mas temos um número bom para desenvolver esse esporte no município. Estamos trabalhando com a base, portanto, daqui a pouco já teremos uma equipe muito boa para atuar nas competições escolares em longo prazo”, declarou

De modo geral, badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, o esporte é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. “Estamos trabalhando com uma faixa etária boa. Mas, quem quiser conhecer a modalidade será muito bem-vindo aos treinamentos”, concluiu a professora.

História da modalidade

Foi na Índia que o Badminton nasceu, com o nome de Poona. Oficiais ingleses gostaram do jogo e levaram-no para a Europa. "Poona" passou a se chamar Badminton em 1870, quando uma nova versão foi jogada na propriedade de Badminton, do Duque de Beaufort's, na Inglaterra. A modalidade estreou nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona. No ano seguinte, foi criada a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).