---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Programação da Primavera de Museus envolve artistas locais e escolas em Turvo

Publicado em 21/09/2018 às 14:03 - Atualizado em 21/09/2018 às 14:03

A12ª Primavera dos Museus ocorre entre os dias 17 a 23 de setembro em todo o país. Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a mobilização cultural chegou ao município de Turvo e está acontecendo no Museu Histórico Lourenço Manenti.

Em Turvo, a programação foi organizada com o intuito de valorizar os artistas locais e promover a inclusão das escolas através da visitação, onde alunos e professores podem aproveitar as atrações realizadas no Museu, bem como ampliar o conhecimento histórico contemplando o rico acervo presente no local.

"Eu acho muito interessante promover essas visitas, porque muitas das coisas que vejo aqui, eu vivenciei. Mas, as crianças nunca passam por isso e, assim, elas conseguem ter noção do que os pais, os avôs e os bisavôs lidaram no passado. Há ainda papel como professora para continuar trabalhando o que eles observaram no museu em sala de aula”, declarou a professora Lucilena Zavariz da Escola de Educação Básica Municipal (EEBM) Professora Laurita Manfredini Bristot.

A garotada tem a chance de saber mais sobre a história da cidade e até matar a curiosidade sobre o funcionamento de itens e equipamentos antigos. “Eu já vim três vezes ao Museu e gosto de olhar as cerâmicas, as peças de artesanato e as máquinas. São ferramentas antigas que nós não temos ideia de como funcionavam. Por isso, é interessante aprender essas coisas”, contou Erik Vieira Manfioletti, 12 anos.

Já o aluno Vanderlei Zeferino aprovou a visita por descobrir fatos e objetos que não fazem parte do seu cotidiano. “Eu gostei de ver as cédulas e as moedas antigas, as ferramentas agrícolas e a canoa. Essas são coisas antigas e legais que não temos a oportunidade de ver todos os dias”, concluiu o estudante de 13 anos.