---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Qualidade de vida é o foco do projeto “Turvo na Medida Certa”

Publicado em 01/11/2018 às 11:41 - Atualizado em 01/11/2018 às 11:41

Desde o dia 10 de setembro, o projeto “Turvo na Medida Certa” tem repassado noções de alimentação equilibrada, atividade física, motivação e saúde em geral em encontros quinzenais. O projeto se encerrará no dia 10 de dezembro.

De acordo com a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Suele Vicentin, o projeto atende quatro unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF): São Luis, Marieto e duas do centro do município.

“O Projeto conta com nutricionista, psicólogo, assistente social e educador físico do NASF. Antes de iniciar o grupo, nós entrevistamos o paciente, pegamos dados e realizamos uma avaliação geral. O foco é para pessoas com doenças crônicas e obesidade de grau elevado”, contou Suele.

Normalmente, os encontros tem duração de 90 minutos e englobam várias atividades. “Realizamos palestras sobre questões psicológicas e quanto isso envolve na alimentação. Trabalhamos o lado emocional, efetuamos relaxamento e cada um ganha um plano alimentar especifico. Há também atividade física nas academias de saúde do município, visando ensinar o uso dos aparelhos e exercícios para fazer em casa”, citou.

Com uma equipe multidisciplinar, o intuito do projeto Medida Certa é mostrar a importância da qualidade de vida no dia a dia dos participantes. “São vários profissionais ligados aos NASF e o objetivo é melhorar a qualidade de vida. O foco não é perder peso, é a qualidade de vida. Emagrecer é conseqüência, um ganho a mais”, concluiu a psicóloga.