outubrorosa
Turvo engajado no Outubro Rosa

Publicado em 13/10/2021 às 09:55 - Atualizado em 13/10/2021 às 09:58

No próximo sábado, dia 16 de outubro, será o dia D, com um mutirão de coleta de preventivo do colo do útero em todas as Unidades de Saúde de Turvo. Além da mobilização ao longo do mês, o município já atingiu entre janeiro e o mês de setembro, em torno de 700 coletas de exames preventivos de colo de útero e também já foram atendidas neste período 300 mulheres com exames de mamografia.

O secretário de Saúde, José Tadeu Arceno, parabeniza as equipes de todas as unidades de saúde, que tem se sensibilizado para em todas as campanhas personalizar os postos e engajar a comunidade nas temáticas. “Além do atendimento humanizado, é preciso convidar a população para a reflexão”.

Isto reflete nos números, como preocupa-se o prefeito, Sandro Cirimbelli. “Fizemos uma série de exames e pelo Sistema único de Saúde (SUS) tivemos a ocorrência de 30 mulheres que enfrentaram o câncer de mama e quatro que enfrentaram o câncer de colo de útero. Por isso é tão importante manter os exames em dia e procurar o tratamento”.

A coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Renata Pacheco Ribeiro, destaca que as mulheres possuem a dificuldade de tirar um tempo para si, mas sendo essencial toda família realizar o trabalho preventivo em saúde. “O autocuidado é essencial, e o Outubro Rosa foca nas mulheres. Nossas unidades de saúde estão preparadas para atender toda a família”.

No dia 16 as unidades de saúde ficarão aberta para coleta do preventivo das 8 às 11 horas.

Informações Relacionadas